Quais são as coberturas do seguro automóvel?

Olá caro leitor!
No post de hoje vou explicar para você quais são as coberturas do seguro automóvel, pois muitas pessoas me perguntam sobre elas.
O assunto é um pouco complexo porque existem muitas possibilidades de combinação de coberturas, com o objetivo de atender a necessidades específicas.
A maioria das pessoas acredita que as apólices só cobrem problemas ligados a furto, roubo e colisões quando, na verdade, existem vários outros tipos de sinistros que são cobertos pelas seguradoras.

Seguro individual e seguro frota

Mas, antes de falar sobre o que o seguro automóvel cobre, vou falar sobre a diferença entre seguro auto individual e o seguro frota, para que você entenda melhor sobre o assunto e saiba do que se trata cada tipo de cobertura.
O seguro auto individual é um seguro que pode ser para pessoa física e também para pessoa jurídica e tem esse nome porque ele cobre apenas um veículo. Pode haver confusão quanto ao termo, pois ele dá a entender que por ser individual, é válido apenas para pessoa física.
Da mesma forma, o seguro auto frota é um seguro que também pode ser contratado tanto por pessoa jurídica quanto pessoa física, e nele é possível incluir vários veículos.
Em ambos os casos, para a contratação da apólice você deve procurar um corretor de seguros em uma corretora de seguros de confiança (leia mais em Qual é a diferença entre seguradora e corretora de seguros?)

Tipos de coberturas do seguro automóvel

Atualmente, as seguradoras cobrem uma série de sinistros e existem apólices para quase todos as categorias de veículos (carros, motos, caminhões, ônibus, veículos de carga, entre outros), tanto para pessoa física quanto para empresas.
Quais são as coberturas do seguro automóvel
É importante salientar que existem tipos de veículos cujo seguro pode ser difícil de ser aceito pelas seguradoras, tais como carros muito antigos ou de colecionador. E outros que as seguradoras não aceitam, como os carros rebaixados, principalmente.

Principais coberturas oferecidas pelas seguradoras

As coberturas mais comuns oferecidas pelas seguradoras são:

Cobertura a colisões

A proteção a colisão é provavelmente a principal cobertura oferecida pelas seguradoras. Ela cobre, mediante pagamento da franquia, os custos de reparo do seu veículo em caso de colisões.
Por ser necessário o pagamento da franquia, a cobertura a colisões na prática é utilizado apenas quando o conserto tem valor maior do que a franquia. Caso contrário, é mais vantajoso realizar o conserto por conta própria, sem acionar o seguro.

Proteção a incêndio

Outra cobertura que está entre as principais é a cobertura de incêndio, que engloba várias situações, desde incêndio ocasionado por colisão, até incêndio causado por raios ou roubo e furto no qual o veículo foi incendiado posteriormente.

Cobertura a roubo e furto

A cobertura a roubo e furto corresponde à indenização, normalmente com valor baseado na tabela FIPE, em caso de roubo ou furto do veículo. É possível, em alguns casos, contratar seguros com valor integral de indenização maior do que o valor da tabela FIPE. Outra possibilidade é o segurado determinar o valor de indenização, o qual a seguradora avalia se aceita ou não.
o que o seguro auto cobre

Cobertura enchente

Nos casos de alagamentos e enchentes no qual o veículo foi danificado, também existe a cobertura por parte da seguradora. Mas, nesse caso, é importante saber que a seguradora não cobre se houve tentativa de atravessar uma rua alagada, ou seja, quando o motorista coloca em risco o veículo deliberadamente.
Por isso a cobertura a enchentes é válida quando o carro já estava parado no local antes da enchente ter início ou quando o motorista se depara com um alagamento em seu caminho e, devido às condições da via, não consegue sair do local com seu veículo. Nesses casos, a seguradora considera que o motorista não agiu de má fé e a cobertura é aplicada.

Indenização integral auto

A indenização integral auto corresponde à antiga perda total, que é basicamente quando o carro sofre avarias em que a recuperação não é possível, ou quando os danos ultrapassam 75% do casco do veículo. Inclui-se os casos de colisão e de incêndio. Recebe também indenização integral o segurado que tiver seu veículo roubado ou furtado, sem que seja possível a sua recuperação.
Nesses casos, o valor da indenização é conforme a tabela FIPE, ou conforme contratado na apólice.
Responsabilidade civil facultativa veicular
A cobertura de responsabilidade civil veicular é uma importante cobertura, por vezes ignoradas pelos contratantes de seguros.
Ela cobre os danos materiais, morais ou corporais causados por você a terceiros ou seus bens. Isto é, se você for obrigado a pagar indenização a outra pessoa devido a um acidente, a seguradora arcará com o pagamento, dentro do limite contratado.
Os danos materiais e os danos corporais normalmente estão incluídos na cobertura compreensiva, enquanto que os danos morais são poucas vezes contratados.

Cobertura a acidentes pessoais

Outra cobertura importante é a cobertura a acidentes, que consiste na indenização ao motorista e aos demais passageiros caso haja danos ocorridos em função de acidentes de trânsito.
As coberturas que podem ser contratadas são para morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares.
Assistência 24 horas
A assistência 24 horas dos seguros auto é a cobertura para problemas mecânicos e elétricos.
É aquele socorro de emergência em que os serviços oferecidos são o guincho ou envio de técnico ao local, para casos simples de problemas elétricos como falta de bateria.
Um ponto importante para ficar atento quanto a assistência 24 horas é a quilometragem do guincho, pois ela pode gerar grande transtorno quando em viagem.
Coberturas do seguro auto
Guincho – quilometragem determinada ou ilimitada
Em algumas poucas seguradoras não há limite de quilometragem para o uso do guincho, mesmo em pacotes básicos de assistência 24 horas. Isto quer dizer que, mesmo viajando a milhares de quilômetros de sua residência, em caso de pane o guincho rebocará seu veículo até onde você preferir: sua casa, seu mecânico ou qualquer outro local.
Na maioria das seguradoras, os pacotes mais básicos podem ter limite de quilometragem para a cobertura de guincho. Se esse for o caso, normalmente é possível ampliá-lo conforme a sua necessidade ou torná-lo de quilometragem ilimitada, caso você queira.

Cobertura de vidros

As apólices normalmente incluem a cobertura de vidros, que possibilita por um valor bem acessível a troca de para-brisas em caso de trincas. Caso ela seja opcional, vale a pena incluí-la, uma vez que a substituição desse item pode pesar no bolso do segurado, além é claro dos faróis, lanternas e retrovisores ou veículos que possuem teto solar.

Carro reserva

Uma cobertura muito útil é a de carro reserva, em que a seguradora disponibiliza a você um carro (pelo tempo contratado na apólice) enquanto o seu está impossibilitado de ser utilizado devido a sinistro. Essa cobertura é especialmente importante para quem depende inteiramente do veículo em seu dia-a-dia.

Serviços residenciais

O seguro automóvel, também oferece serviços que se estendem à residência. Isso mesmo! Entre os principais estão os serviços de eletricista, de reparo de eletrodomésticos, de chaveiro 24 horas, de desentupimento, dentre outros. É uma cobertura que pode ser um diferencial ao considerar as opções das seguradoras.
Agora que você viu a quantidade de coberturas disponíveis e que você sabe que pode escolher algumas e deixar outras de fora da sua apólice, não deixe de procurar um corretor de seguros para te auxiliar nessa escolha. Assim, você terá um seguro automóvel que atenda todas as suas necessidades.
Caso você tenha dúvidas eu e minha equipe estamos à sua disposição para te ajudar a ter um dia a dia mais seguro.

Até o próximo post!

Alessandro Arnoni
Diretor Comercial

You may also like

Leave a comment